Como será o Consumidor Após a Covid-19?

2020 trouxe-nos novas formas de olhar para o mundo e para a vida. A pandemia do novo Coronavírus abalou o mundo e as previsões para o futuro não são animadoras no que diz respeito à economia. Que impacto terá a crise global gerada pela COVID-19 na evolução das marcas e dos consumidores? A crise vai acelerar algumas tendências e algo vai mudar no comportamento dos consumidores daqui em diante.

  1. Incerteza e Procura de Segurança

    O isolamento vai ficar marcado na mente dos consumidores e isso vai influenciar as suas preferências. Tal como aconteceu após a crise de 2008, o consumo após o coronavírus vai ser permeado de incertezas e procura pela segurança.
  2. Consciência Pessoal

    Os consumidores estão mais conscientes do que os rodeia e do seu bem estar individual. As marcas terão de se adaptar às expectativas dos consumidores. Já estamos a testemunhar um “boom” de conteúdos à volta do mindfulness e do fitness.
  3. Consumo Digital e Criatividade

    O acesso às entregas, as compras online, o lazer virtual e as plataformas de videoconferência estão a reeducar os hábitos do consumidor e estão a provocar uma mudança para o mundo digital mais rápida que o esperado. Por outro lado, a interação entre pessoas está a reduzir. O isolamento está a promover a criatividade das pessoas nas redes sociais, uma vez que estas não estão apenas a consumir, mas estão também a produzir o seu próprio entretenimento.
  4. A sustentabilidade ambiental

    O debate sobre a sustentabilidade ambiental, que recentemente teve tanta importância, será provavelmente ofuscado por outras prioridades relacionadas com segurança e saúde pessoal.
  5. Consumidores mais exigentes

    Os consumidores aprendem cada vez mais depressa e procuram marcas mais significativas, mais úteis, que tornam a vida mais fácil e mais simples. A transparência das marcas, também passa a ser um fator prioritário, devido à situação da pandemia, o consumidor sente necessidade de informações constantes.


Esta crise veio criar novas formas de entretenimento familiar, aprendizagem e gestão de emoções. Veio reforçar o papel dos relacionamentos afectivos e da construção de valores de equipa nas empresas. O trabalho conjunto supera adversidades. 

O consumo desenfreado em consonância com a possível estagnação do crescimento económico irá afectar o bem estar pessoal e relacional. É importante adoptar novas estratégias para chegar ao consumidor. Conte com a PIS – Consultoria de Marketing.

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