Comunicação de Natal: Estratégia, Exemplos e Importância para as Empresas

É indiscutível que o Natal é uma das alturas do ano mais importantes para a generalidade dos negócios. É uma época na qual os consumidores estão mais predispostos a realizar compras e a despender mais dinheiro, pelo que é uma oportunidade que as empresas não podem desperdiçar.

No entanto, para ir ao encontro das necessidades dos clientes não basta ter aquilo que eles procuram, é necessário comunicá-lo. E, se possível, de forma criativa e envolvente!

Através da comunicação, as empresas mantêm as relações já existentes e constroem relações novas, sendo uma parte fundamental para o crescimento dos negócios. Por isso mesmo, é essencial definir como comunicar numa época tão relevante como o Natal.

 

1º – Defina uma estratégia

Comece a planear as suas ações de Natal o mais cedo possível e defina objetivos claros que pretende alcançar (por exemplo, quantos novos clientes quer que visitem a sua loja ou quanto pretende lucrar no mês de Dezembro). Depois disso defina métricas para avaliar, posteriormente, se a sua campanha de Natal teve sucesso.

 

2º – Adapte os seus canais de comunicação

O Natal é uma altura que estimula alterações nos materiais de comunicações das marcas, tanto em termos de conteúdo como na apresentação.

Em termos visuais, adapte a sua marca para que ela traduza o espírito natalício (por exemplo, coloque elementos natalícios nas fotos que publica nas redes sociais).

Em termos de conteúdos de comunicação, desenvolva aqueles que considere mais relevantes para a sua empresa e área de negócio. Apresentamos alguns exemplos:

  • Divulgação de informações sazonais: como, por exemplo, sobre alterações no horário de funcionamento da sua empresa ou sobre a disponibilidade de determinados produtos. Ao manter os clientes atualizados eles permanecem vinculados à sua empresa. Poderá fazê-lo através das redes sociais ou mandando um SMS, por exemplo.
  • Vouchers/cartões de oferta: são uma escolha de muitos consumidores para oferecerem aos seus amigos/familiares. Podem, não só, contribuir para um aumento das vendas  no Natal como também para que novos clientes conheçam os seus produtos/serviços no resto do ano.
  • E-mail Marketing: apesar de todos os novos meios que vão surgindo, o e-mail continua a ser o mais poderoso em termos de conversão. Por essa razão, desenvolva um e-mail de Natal criativo e apelativo, que pode ou não ter uma alguma oferta especial associada.
  • SMS Marketing: a grande maioria das pessoas tem o telemóvel sempre à mão e, apesar das redes sociais, as mensagens de texto continuam a ser uma forma rápida e direta de comunicarmos. Os SMS têm taxas de abertura elevadas, constituindo, por isso, uma grande oportunidade para as empresas. Assim, enviar uma mensagem de Natal aos seus clientes pode ser uma boa opção para comunicar com eles nesta época.
  • Cartões: os tradicionais cartões de boas festas podem, ainda, desempenhar um papel fundamental na comunicação de Natal das empresas. Tendo em conta que as pessoas recebem poucas cartas hoje em dia, já pensou que esta poderá ser uma forma de a sua empresa se destacar?

Não se esqueça de adaptar a sua comunicação ao seu alvo: o Natal não é só uma altura de interagir com clientes, mas também com fornecedores, parceiros e colaboradores. E é, tendencialmente, diferente comunicar com cada um deles.

 

3. Faça os seus clientes sentirem-se especiais 

O Natal é uma época de emoções e, como tal, os seus clientes vão gostar de sentir que se lembra deles. Oferecer um pequeno presente ou brinde pode ser uma boa forma de fazê-lo. Ao mesmo tempo que está a agradecer a preferência dos clientes está a fidelizá-los e a encorajá-los a voltar.

 

Na PIS Marketing podemos ajudá-lo a desenvolver as suas ideias de comunicações de Natal. Caso tenha interesse não hesite em contactar-nos!

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