Google Ads: o que é e a sua Importância para as Empresas

Qualquer pessoa que já tenha acedido à Internet já efetuou, muito provavelmente, uma pesquisa no Google. O Google é o maior motor de busca do mundo e a página online mais acedida em Portugal.

Todos os dias são realizadas milhões de pesquisas. E, por detrás dessas pesquisas, estão pessoas que procuram soluções para necessidades que a sua empresa pode, eventualmente, satisfazer. Ao ajudar estas pessoas a encontrarem aquilo que procuram, é provável que estas optem pelos seus produtos/serviços em detrimento dos seus concorrentes. 

Para isso é necessário que a informação da sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google. E, caso isso não aconteça nos resultados orgânicos (veja aqui o nosso artigo sobre SEO), então poderá começar a querer ponderar pagar para aparecer nos anúncios do topo da página de resultados.   

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade paga da Google que permite a cada anunciante apresentar anúncios aos utilizadores que pesquisam por determinadas palavras-chave relacionadas com o seu negócio. 

Através desta plataforma, é possível exibir links patrocinados a clientes e potenciais clientes no exato momento em que estes pesquisam pelos seus produtos e/ou serviços, direcionando-os para o seu website. 

Por exemplo, imaginando que tem um restaurante vegetariano em Leiria, pode configurar um anúncio para gerar tráfego para o seu website quando as pessoas pesquisam “restaurantes vegetarianos em Leiria”. 

A cobrança do valor dos anúncios no Google Ads é feita através do modelo PPC (pay-per-click, ou seja, custo por clique), o que significa que paga apenas quando alguém clica no seu anúncio e não por todas as pessoas que o visualizam. 

Para que seja possível distinguir os anúncios dos resultados orgânicos que aparecem na página de resultados, o Google coloca uma etiqueta a verde a dizer “Anúncio”.

Tipos de Campanhas

No Google Ads é possível desenvolver cinco tipos de campanhas distintos: 

1 – Anúncios da Rede de Pesquisa: são os anúncios de texto que aparecem no topo da página de resultados do Google e, algumas vezes, também no final. A sua principal vantagem relaciona-se com o facto de serem exibidos apenas a pessoas que estão a pesquisar pelos seus produtos/serviços e que, por conseguinte, estão tendencialmente mais interessadas e propensas a visitar o seu site. 

2 – Anúncios da Rede de Display: a rede de Display engloba milhares de websites que fazem parte da rede de parceiros do Google e nos quais é possível divulgar anúncios de texto, imagens e vídeos. Pode escolher exibir estes anúncios em contextos específicos (em websites de saúde e bem-estar, por exemplo) ou a públicos-alvo específicos (como compradores de carros novos, por exemplo).

3 – Anúncios de Shopping: são anúncios que permitem promover os seus produtos caso tenha uma loja online. Aparecem no topo da página de resultados do Google com o nome do produto, a imagem e o preço, fomentando uma compra mais imediata. 

4 – Anúncios de Vídeo: caso queira divulgar anúncios em formato de vídeo, poderá exibi-los no YouTube. 

5 – Anúncios para a Instalação de Aplicações: este tipo de campanha é apropriado para empresas que possuem uma aplicação móvel e que pretendem que potenciais clientes a descarreguem e instalem.

Além da localização e do formato do anúncio, é possível escolher a idade, a localização geográfica e o idioma dos clientes aos quais queremos exibir os anúncios. É, igualmente, possível escolher as horas e os dias da semana nos quais os anúncios são apresentados.

O Google Ads traz inúmeras vantagens às empresas, uma vez que permite que estas tenham maior visibilidade online e consigam atrair potenciais clientes que estão à procura dos seus produtos/serviços.

Quer que o seu website tenha mais destaque nos motores de busca? Não hesite em contactar-nos.

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