Google Analytics: Meça os Resultados das suas Estratégias de Marketing Digital

Quando falamos de marketing digital, a avaliação de resultados é uma das etapas mais imprescindíveis. Uma vez que os recursos são limitados, é natural que as empresas pretendam que o seu investimento em marketing seja o mais rentável possível. E uma das vantagens de apostar no marketing digital é que este permite medir os resultados das campanhas de forma muito mais fácil e rigorosa do que colocar um outdoor ou fazer um anúncio na rádio, por exemplo. 

Neste sentido, foram surgindo inúmeras ferramentas de análise de dados no universo digital. O Google Analytics é, provavelmente, a mais conhecida e amplamente utilizada. 

O Google Analytics é uma plataforma gratuita da Google que permite analisar inúmeros dados de um determinado website, recolhe informações sobre as utilizadores e elabora relatórios com esta informação. É uma ferramenta que possibilita uma análise precisa do desempenho de um determinado site, loja online ou blog, uma vez que monitoriza o comportamento dos utilizadores nos sites e guarda alguns atributos como a sua idade, o género, a localização, etc. 

Uma vez que o website de uma empresa é nuclear na sua presença digital – ainda mais se o seu negócio se basear em vendas online – é essencial que acompanhe quem é que visita o seu site, com que frequência, quais as páginas onde navega e de que forma interage.  

Descubra, de seguida, algumas das métricas que o Google Analytics permite analisar: 

  1. Páginas mais vistas do site: o facto de perceber quais as páginas mais vistas permite-lhe saber quais os conteúdos que mais interessam o público. 
  2. Número de visitantes: é possível saber quantas pessoas visitam o seu site, se estão a visitá-lo pela primeira vez ou se são utilizadores recorrentes, etc. 
  3. Dados dos visitantes: informações como a idade, o género, os interesses, a localização, o dispositivo utilizado e mesmo o browser que utilizaram para aceder ao site são guardadas no Google Analytics. 
  4. Número de conversões: número de vezes que cada utilizador concretiza alguma ação desejada, como preencher um formulário de contacto, adicionar um produto aos favoritos ou, a mais óbvia, realizar uma compra na sua loja online. 
  5. Origens do tráfego: o Google Analytics permite-lhe distinguir se os visitantes chegaram ao seu site por meio de uma publicação no Facebook, se procuraram no Google ou através de um e-mail que enviou, por exemplo.
  6. Taxa de rejeição: diz respeito ao número de vezes que os utilizadores abandonam o seu site logo na primeira página que visitam.
  7. Termos de pesquisa: também é possível saber o que é que os visitantes do seu site pesquisam na barra de pesquisa (caso ela exista), o que lhe permite perceber o que é que as pessoas procuram. 
  8. Melhor horário para ações de marketing: uma vez que consegue saber em que dias e horários o seu site recebe mais visitas, pode ajustar as suas ações de marketing para que decorram nestes períodos.

Estas são apenas algumas das potencialidades do Google Analytics, que possui muitas outras vantagens. Atualmente, qualquer gestor ou profissional de marketing deve dominar esta ferramenta, uma vez que entender o comportamento dos utilizadores é essencial para adotar estratégias de marketing mais eficazes. 

Caso pretenda saber mais sobre o Google Analytics e como analisar os dados dos visitantes do seu website não hesite em contactar-nos!

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