Google Trends: Descubra Tendências Importantes para o seu Negócio

Estar dentro das tendências de mercado e de consumo é fundamental para quem tem um negócio e, em particular, para quem trabalha na área do marketing. Uma ferramenta importante que nos pode ajudar a esse nível é o Google Trends (https://trends.google.pt/trends/?geo=PT).

Como o próprio nome indica, trata-se de uma plataforma da Google que compara – de forma gratuita – as principais tendências de pesquisa ao longo do tempo. Esta ferramenta monitoriza e analisa os termos de pesquisa utilizados no Google nas várias línguas e localizações geográficas, conseguindo determinar quais as mais populares e fornecendo, assim, dados importantes sobre os assuntos e palavras-chave mais pesquisados pelos utilizadores.

O Google Trends permite-nos perceber com que frequência uma determinada palavra-chave é pesquisada, em que regiões/países é mais pesquisada ou ainda comparar o número de pesquisas entre várias palavras-chave diferentes. Além disso, podemos filtrar os dados por categoria – desporto, empresas, entretenimento, artes, etc. No fundo, é como se fosse um diretório de tudo o que é mais pesquisado na Internet (ou no Google, neste caso, que é o motor de busca mais utilizado em todo o mundo). 

Por exemplo, imaginando que tem uma loja de artigos em cortiça e que tem interesse em começar a exportar ou em criar uma loja online com envios internacionais. O Google Trends poderá fornecer-lhe informações sobre quais os países onde as pessoas mais procuram por esse tipo de produtos no motor de busca. 

Assim, pode utilizar o Google Trends para: 

  • Pesquisar tendências num determinado período ou altura do ano: por exemplo, ver se existem meses em que as pesquisas sobre produtos em cortiça aumentam ou diminuem; 
  • Comparar a popularidade de diferentes palavras-chave: é possível ver, por exemplo, se existem mais pesquisas de produtos em cortiça ou de produtos em pele;
  • Perceber tendências geográficas: ver em que regiões do país ou em que países existem maiores ou menores volumes de pesquisa relacionados com produtos em cortiça; 
  • Encontrar tendências relacionadas com o seu negócio: ao procurar tendências relacionadas com artigos em cortiça pode perceber que as pessoas pesquisam bastante um determinado produto do qual não tinha noção. 

Todos estes insights são preponderantes para definir ou ajustar a sua estratégia de marketing: para apostar mais num determinado produto ou serviço em detrimento de outros, para disponibilizar envios do seu produto para determinados países, para criar um blog com artigos sobre determinadas temáticas que as pessoas valorizam, para fazer campanhas promocionais numa determinada altura do ano mais favorável, para criar anúncios no Google ou nas redes sociais devidamente segmentados para as pessoas que pretendemos impactar, etc.

Neste contexto, o Google Trends pode ser uma ferramenta importante para tornar as estratégias de marketing mais focadas, precisas e eficazes.

Caso tenha alguma questão sobre como utilizar o Google Trends não hesite em contactar-nos. 

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