Inbound Marketing: O que é e como pode ajudar o seu negócio

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, consiste numa abordagem de marketing baseada na criação de conteúdos relevantes e úteis para alcançar clientes potencialmente interessados na sua empresa.

Ao contrário das estratégias de Outbond Marketing – que incluem anúncios de rádio ou na imprensa, distribuição de flyers ou participação em feiras, por exemplo -, com o Inbound Marketing não precisa de lutar pela atenção dos seus potenciais clientes, uma vez que são eles próprios quem demonstra interesse pela sua empresa ou produto.

Algumas das formas mais usadas em estratégias de Inbound Marketing são blogs, eBooks, infografias, vídeos tutoriais, questionários, fóruns, newsletters, podcasts, entre outros. Quando alguém tem interesse em algum destes conteúdos criados pela sua empresa, é muito provável que também esteja interessado no produto/serviço que tem para lhe oferecer e que esteja mais predisposto para comprar.

 

 

As quatro etapas do Inbound Marketing

1 – Atrair

A primeira fase consiste em gerar tráfego, ou seja, atrair potenciais clientes para o seu website ou para as suas plataformas digitais.

Isto pode ser feito através de artigos de blog, das redes sociais ou de anúncios pagos no Facebook ou no Google, por exemplo.

2 – Converter

Depois de atrair os seus potenciais clientes, o objetivo torna-se convertê-los em leads (uma lead é uma oportunidade de negócio). Uma vez que eles já chegaram ao seu site, agora é necessário obter os seus contactos.

Como? Através de formulários de contacto, de pedidos de reunião ou de pedidos de demonstrações, por exemplo.

3 – Vender

Em terceiro lugar, é importante avaliar quais as leads que estão propensas a realizar uma compra, ou seja, a tornarem-se clientes da empresa. Para isso, é necessário interagir com elas em função do interesse que demonstraram (quais as páginas que visitaram, por exemplo).

Essa interação pode ser feita através do e-mail marketing, por exemplo, enviando e-mails que podem deixar o potencial cliente mais perto da compra.

4 – Satisfazer

Por último, é fundamental manter uma relação com o cliente, mesmo depois de ele já ter comprado o seu produto/serviço. Preservar esta interação com os seus clientes pode levá-los a comprar novamente e até mesmo a tornarem-se embaixadores da sua empresa junto de outros clientes potenciais.

Pode manter a conversação através das redes sociais ou do e-mail marketing (comunicações no aniversário dos clientes, em épocas festivas como o Natal ou a divulgar lançamentos de novos produtos/versões, etc).

Benefícios do Inbound Marketing

Como é possível perceber, uma estratégia de Inbound Marketing traz consigo inúmeras vantagens. Algumas delas são:

  • Leads qualificadas: a probabilidade de alcançar o público certo é mais elevada, uma vez que as pessoas demonstram previamente interesse nos seus conteúdos.
  • Ciclo de vendas mais curto: leads mais qualificadas traduzem-se em leads que estão mais perto de fechar negócio, reduzindo o esforço comercial de venda.
  • Identificação com a marca: a partilha de conteúdos úteis faz com que a experiência das pessoas com a sua empresa seja positiva, aumentando a identificação e a confiança nos seus produtos/serviços.

Em suma, o Inbound Marketing permite-lhe atrair potenciais clientes de forma mais relevante para os mesmos, aumentando as hipóteses de eles se tornarem clientes efetivos da sua empresa.

Na PIS podemos ajudá-lo a criar uma estratégia de Inboud Marketing relevante para o seu negócio. Caso tenha ficado interessado em saber mais, não hesite em contactar-nos.

%d bloggers like this: