Jantar de Natal: Workshop no Atelier do Chef Ricardo Raimundo

No passado dia 21 de dezembro a equipa da PIS Marketing realizou, no âmbito do jantar de Natal da empresa, um workshop de cozinha que teve como mentor o conceituado Chef Ricardo Raimundo e que decorreu no seu Atelier, no centro da Benedita.

Os participantes iniciaram o workshop pelas 16h30, assistindo, em primeiro lugar, a uma breve explicação teórica por parte do Chef sobre as receitas que iriam confecionar. A ementa foi pensada pelo Chef Ricardo de forma a que os aprendizes pudessem utilizar alimentos e utensílios que facilmente tivessem em casa.

 

A ementa foi a seguinte:

Entradas:

  • Ostras Gratinadas
  • Camarão à Guilho

Prato de Peixe:

  • Bacalhau Fumado com Puré de Batata Doce

Prato de Carne:

  • Lombinho de Porco com Crosta de Ervas Aromáticas e Risotto de Cogumelos

Sobremesa:

  • Trilogia de Laranja
  • Bolo de Noz

A preparação dos pratos teve início às 17h00, sendo que cada participante ficou responsável por uma parte da ementa. Durante todo o processo de confeção puderam contar com a preciosa ajuda do Chef Ricardo Raimundo.

As entradas foram compostas por ostras do Sado e do Algarve gratinadas e ainda por camarão cozido e salteado.

Relativamente ao prato de peixe, foi utilizado lombo de bacalhau fresco para ser posteriormente fumado com madeira e ervas aromáticas. Para acompanhar foi feito um puré de batata doce e tomates cherry salteados.

Em relação ao prato de carne, os lombinhos de porco foram ao forno com uma crosta de broa de milho e ervas aromáticas. E, para acompanhar, um risotto de cogumelos.

Em ambos os pratos principais, os respetivos responsáveis tiveram oportunidade de realizar um caldo, uma tarefa comum para cozinheiros profissionais mas menos usual para quem apenas cozinha de forma amadora ou ocasional.

Por fim, a sobremesa foi dividida em duas partes: uma trilogia de laranja constituída por bolo de laranja, creme mascarpone de laranja e sorvete de laranja; e um bolo de noz.

 

 

Pelas 20h30, todos os pratos estavam terminados e teve início o jantar de Natal da PIS. O resultado foi uma refeição deliciosa, na qual os participantes puderam saborear os seus próprios pratos e os dos colegas. Todos provaram algo pela primeira vez ou, pelo menos, de uma forma que nunca tinham provado antes. E todos confessaram ter adorado o jantar.

 

 

No final, o Chef Ricardo Raimundo entregou aos participantes os respetivos certificados de participação. Resta saber se apenas por cortesia ou mesmo por mérito. Por aqui achamos que foi a segunda! 😉

Recomendamos este tipo de ações para teambuilding das empresas, fortalecer ligações entre os colegas de trabalho ou mesmo eventos direcionados aos seus clientes.

Na PIS podemos ajudá-lo a organizar eventos para a sua empresa. Caso tenha interesse não hesite em contactar-nos.

%d bloggers like this: