Marketing Digital: Seis Tendências para 2020

Com os constantes avanços tecnológicos e a rapidez com que surgem novas atualizações, novas técnicas e novos algoritmos, os profissionais de marketing – com especial foco naqueles que desenvolvem estratégias de marketing digital – têm o desafio cada vez mais acrescido de se manterem atualizados.

Com uma nova década a aproximar-se, estas são algumas das tendências digitais que irão marcar o ano de 2020.

1 – Pesquisa de Voz

Por ser mais prática e mais conveniente, a pesquisa por voz está a ganhar cada vez mais preponderância nas pesquisas online. Por isso mesmo, é uma tendência que os marketers não vão poder ignorar. 

Há vários aspetos a ter em conta no sentido de otimizar os sites para a pesquisa por voz, mas a mais importante está relacionada com a utilização de keywords “long tail” ao invés das keywords mais reduzidas (por exemplo, “onde comprar sapatos de pele” em vez de “sapatos de pele”).

2 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada têm-se tornado tendências emergentes e bastante populares no seio do marketing. Por exemplo, o Ikea tem uma aplicação móvel na qual os utilizadores podem antever como ficará uma determinada peça de mobiliário na sua casa antes de a comprarem.

Até agora a realidade virtual tem sido mais utilizada mas prevê-se que a partir de 2020 a realidade aumentada a supere em termos de popularidade. 

3 – Lojas Online integradas nas Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se uma parte integral das estratégias de marketing digital, não só pela importância que representam em termos sociais mas também porque começaram a incorporar funcionalidades do comércio eletrónico. Hoje em dia é frequente vermos publicações no Facebook ou no Instagram nas quais é possível ver informações dos produtos e comprá-los diretamente na aplicação.

Esta integração das lojas online com as plataformas de e-commerce vai ser uma grande tendência em 2020. 

4 – Conteúdos Interativos

Os consumidores atuais são cada vez mais exigentes na sua relação com as marcas e procuram experiências diferenciadoras, particularmente online. Isso significa que as marcas têm de desenvolver conteúdos mais criativos e interativos de forma a criar maior envolvimento com a sua comunidade. 

Alguns exemplos de conteúdos interativos podem ser vídeos 360º, diretos, quizzes,  passatempos, sondagens, entre outros. 

5 – Apps de Mensagens

Em 2020 muitas empresas irão focar-se em colocar plataformas de mensagens ao serviço dos seus negócios. Aplicações como o WhatsApp ou o We Chat estão a ganhar cada vez mais popularidade entre os consumidores e permitem um contacto mais rápido e instantâneo do que o e-mail, por exemplo.

Além disso, fomentam uma interação altamente personalizada e individualizada, o que acrescenta valor à experiência que  o cliente tem com a marca. 

6 – Personalização

Os consumidores tendem a desligar-se cada vez mais de anúncios com os quais não tenham grande conexão, o que faz com que as estratégias de marketing tradicionais sejam menos efetivas. A solução é apostar cada vez mais na personalização da comunicação, que será verdadeiramente o ponto-chave para o sucesso do marketing digital em 2020.

É importante que os profissionais de marketing e gestores das marcas estejam a par destas tendências e ajustem frequentemente as suas estratégias de modo a que as incorporem e tenham um impacto efetivo junto dos clientes.

%d bloggers like this: