Marketing Digital: Seis Tendências para 2020
Com os constantes avanços tecnológicos e a rapidez com que surgem novas atualizações, novas técnicas e novos algoritmos, os profissionais de marketing – com especial foco naqueles que desenvolvem estratégias de marketing digital – têm o desafio cada vez mais acrescido de se manterem atualizados.
Com uma nova década a aproximar-se, estas são algumas das tendências digitais que irão marcar o ano de 2020.

1 – Pesquisa de Voz
Por ser mais prática e mais conveniente, a pesquisa por voz está a ganhar cada vez mais preponderância nas pesquisas online. Por isso mesmo, é uma tendência que os marketers não vão poder ignorar.
Há vários aspetos a ter em conta no sentido de otimizar os sites para a pesquisa por voz, mas a mais importante está relacionada com a utilização de keywords “long tail” ao invés das keywords mais reduzidas (por exemplo, “onde comprar sapatos de pele” em vez de “sapatos de pele”).
2 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
A realidade virtual e a realidade aumentada têm-se tornado tendências emergentes e bastante populares no seio do marketing. Por exemplo, o Ikea tem uma aplicação móvel na qual os utilizadores podem antever como ficará uma determinada peça de mobiliário na sua casa antes de a comprarem.
Até agora a realidade virtual tem sido mais utilizada mas prevê-se que a partir de 2020 a realidade aumentada a supere em termos de popularidade.
3 – Lojas Online integradas nas Redes Sociais
As redes sociais tornaram-se uma parte integral das estratégias de marketing digital, não só pela importância que representam em termos sociais mas também porque começaram a incorporar funcionalidades do comércio eletrónico. Hoje em dia é frequente vermos publicações no Facebook ou no Instagram nas quais é possível ver informações dos produtos e comprá-los diretamente na aplicação.
Esta integração das lojas online com as plataformas de e-commerce vai ser uma grande tendência em 2020.
4 – Conteúdos Interativos
Os consumidores atuais são cada vez mais exigentes na sua relação com as marcas e procuram experiências diferenciadoras, particularmente online. Isso significa que as marcas têm de desenvolver conteúdos mais criativos e interativos de forma a criar maior envolvimento com a sua comunidade.
Alguns exemplos de conteúdos interativos podem ser vídeos 360º, diretos, quizzes, passatempos, sondagens, entre outros.
5 – Apps de Mensagens
Em 2020 muitas empresas irão focar-se em colocar plataformas de mensagens ao serviço dos seus negócios. Aplicações como o WhatsApp ou o We Chat estão a ganhar cada vez mais popularidade entre os consumidores e permitem um contacto mais rápido e instantâneo do que o e-mail, por exemplo.
Além disso, fomentam uma interação altamente personalizada e individualizada, o que acrescenta valor à experiência que o cliente tem com a marca.
6 – Personalização
Os consumidores tendem a desligar-se cada vez mais de anúncios com os quais não tenham grande conexão, o que faz com que as estratégias de marketing tradicionais sejam menos efetivas. A solução é apostar cada vez mais na personalização da comunicação, que será verdadeiramente o ponto-chave para o sucesso do marketing digital em 2020.
É importante que os profissionais de marketing e gestores das marcas estejam a par destas tendências e ajustem frequentemente as suas estratégias de modo a que as incorporem e tenham um impacto efetivo junto dos clientes.
You must be logged in to post a comment.