Marketing Interno: O que é e como pode determinar o sucesso de uma Empresa

Os colaboradores são um dos ativos mais importantes de uma empresa, senão mesmo o mais importante. Eles são o espelho da organização e a fonte da sua vantagem competitiva. São eles que desenvolvem o seu produto, que o promovem, que se relacionam com os seus clientes e que estão presentes em todos os processos.

Neste sentido, é fundamental fomentar o entusiasmo, a motivação, a satisfação e a competência a nível interno de forma a que estes fatores se reflitam a nível externo. Envolver os colaboradores e comprometê-los com a estratégia da organização irá contribuir para que esta alcance mais facilmente os seus objetivos comerciais.

É neste contexto que nasce o conceito de marketing interno, ou endomarketing, que alia valências dos recursos humanos e do marketing com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a organização. Trata-se de promover internamente a missão, a visão e os valores da empresa, os seus produtos e serviços de forma a que os funcionários estejam alinhados com a cultura organizacional e contribuam ativamente para alcançar os objetivos corporativos. 

No fundo, mais não é do que “vender” a empresa, do que promover as suas ideias de forma consistente ao longo do tempo, só que aos colaboradores em vez de ser aos clientes. Profissionais motivados, satisfeitos e envolvidos produzem mais e melhor e podem tornar-se, eles próprios, embaixadores da empresa na qual trabalham.

Como desenvolver uma estratégia de marketing interno:

  • Crie canais de comunicação interna: ao ter meios de comunicação acessíveis assegura que os seus colaboradores são ouvidos e que consegue transmitir-lhes todas as informações que lhes dizem respeito. Além disso, uma boa comunicação interna garante que os objetivos corporativos são divulgados e compreendidos a todos os níveis da organização. 
  • Estimule o feedback e o envolvimento: incentive os seus colaboradores a participarem nos processos da empresa, a contribuirem com as suas ideias para eventuais mudanças ou melhorias. Ao encorajar a partilha de opiniões, os colaboradores sentem-se mais envolvidos e comprometidos e acreditam que são parte importante da estratégia global da empresa. 
  • Invista na formação e qualificação: organize palestras, reuniões e ações de formação que favoreçam a partilha de ideias e conhecimento junto dos colaboradores. Estas oportunidades de formação e de progressão na carreira devem ser dadas aos trabalhadores de todos os departamentos da organização. Investir no capital humano da sua empresa significa dotá-la de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para levá-la a outro nível de eficiência.
  • Desenvolva meios de compensação e reconhecimento: os colaboradores devem sentir que o contributo que dão à empresa é reconhecido e devidamente recompensado. Este reconhecimento deve ser visível em termos monetários, sendo que os funcionários devem ser pagos proporcionalmente à sua experiência e às responsabilidades que detêm dentro da empresa. Adicionalmente à remuneração, pode implementar outras ações, como  prémios de produtividade, admitir um cumprimento mais flexível de horários ou praticar um horário mais reduzido no Verão, dar o dia de aniversário do colaborador, entre outras. 

Quando os colaboradores acreditam na empresa e estão envolvidos e comprometidos com as suas iniciativas tornam-se, invariavelmente, pessoas mais motivadas e mais leais e começam a promover, elas próprias, a mensagem da organização junto do seu público externo. É por este motivo que o marketing interno é um elemento crucial para o sucesso de qualquer organização.

Na PIS Marketing podemos ajudá-lo a implementar uma estratégia de marketing interno na sua empresa. Não hesite em contactar-nos!

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