Marketing-Mix: O que são os 4 P’s do Marketing?

 

No lançamento de qualquer novo negócio é necessário definir concretamente diversos aspetos relacionados com o produto/serviço que vai ser disponibilizado aos clientes.

Existem quatro aspetos, em particular, que constituem a base de qualquer estratégia de marketing e que são denominados de 4 P’s do Marketing ou Marketing-Mix. Esses quatro P’s referem-se a Product, Price, Placement e Promotion – ou, em português, Produto, Preço, Distribuição e Comunicação – e são fatores que podem influenciar em larga medida o processo de decisão de compra dos consumidores.

1 – Produto (Product)

O produto refere-se aos bens físicos ou aos serviços que a sua empresa disponibiliza, bem como à experiência que os clientes têm com esse produto ou serviço. Ao nível do produto define-se a marca, o nome, os materiais, o packaging, o seu design ou características inovadoras, por exemplo.

Ao definir os atributos do seu produto ou serviço deve procurar responder a perguntas como “qual é a necessidade que o meu produto satisfaz?”, “como é que o meu produto se diferencia dos já existentes?” ou “como é o produto e que funções/atributos deverá ter?”.

2 – Preço (Price)

O preço diz respeito ao valor que é cobrado aos clientes pelo produto/serviço. Este preço deve conter, por um lado, todos os custos inerentes ao produto (custos de produção e distribuição, custos com colaboradores, com publicidade, etc) e, por outro, a margem de lucro que pretende obter na sua venda.

O preço de um produto/serviço influencia diretamente a perceção que os consumidores desenvolvem acerca dele. Daí que seja determinante escolher um preço adequado. Se o preço for demasiado baixo, os consumidores podem questionar a qualidade do produto e, se for demasiado alto, podem achar que é excessivamente caro.

Aquando da definição do preço, deve ter uma resposta para questões como “quanto estará o cliente disposto a pagar pelo meu produto?” ou “como se comparam os nossos preços aos dos nossos concorrentes?”.

3 – Distribuição (Placement)

A distribuição baseia-se nos canais utilizados para a disponibilização do produto aos clientes. É a forma como o produto chega ao cliente e, por isso, compreende os pontos de venda, os distribuidores e transportadoras usados, o local de armazenamento, etc.

É importante definir com clareza os canais de distribuição do seu negócio, uma vez que é necessário perceber onde é que o seu público-alvo estará propenso a adquirir o seu produto/serviço e onde é que será relevante estar presente.

Ao decidir este aspeto, deverá procurar responder a perguntas como “onde é que o público procura este produto?”, “quais serão os pontos de venda?” ou “vou vender em pontos de venda físicos, online ou em ambos?”.

4 – Comunicação (Promotion)

Por último, a comunicação está relacionada com a divulgação do produto. Diz respeito às estratégias de comunicação que irá desenvolver para dar a conhecer o seu produto/serviço ao seu público-alvo.

Aqui são definidos os canais nos quais irá comunicar as vantagens e os atributos do seu produto e, por isso, deve identificar bem a sua audiência e garantir que a mensagem é clara e relevante. É a comunicação que irá transmitir aos consumidores a ideia de que o seu produto satisfaz uma determinada necessidade.

Neste sentido, questões como “onde e quando devemos comunicar o produto aos clientes?” , “em que canais de comunicação é que o nosso público-alvo está presente?” ou “como é que a concorrência faz a sua promoção?” devem procurar ser respondidas.

Gostaria de desenvolver uma estratégia de marketing e de definir o marketing-mix do seu negócio? Na PIS podemos ajudá-lo.

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