Marketing para Empresas: Fazer Internamente ou optar por Outsourcing?

Todas as empresas precisam de competências de marketing. Quer se trate de uma empresa nova ou já consolidada no mercado, pequena ou de grande dimensão, que vende produtos ou que presta serviços. Todas necessitam de desenvolver estratégias de marketing (para angariar clientes, aumentar as vendas, ganhar notoriedade e reputação), e, por conseguinte, de alguém que tenha know-how para acompanhar todo o processo, desde o planeamento das ações até à sua operacionalização e monitorização dos resultados. 

A dúvida com a qual muitas empresas se deparam é se, para levarem a cabo as suas estratégias e ações de marketing, deverão contratar colaboradores e formar uma equipa internamente ou se deverão delegar essas tarefas a uma agência em regime de outsourcing (subcontratação de determinados serviços a empresas externas). Esta decisão pode depender de fatores como os objetivos da empresa, a dimensão e a estrutura organizacional, os recursos disponíveis, entre outros. 

O que é indiscutível é que o marketing é uma disciplina cada vez mais abrangente. O marketing digital envolve atividades como gestão de redes sociais e publicidade online, SEO e SEM, e-mail marketing, criação e gestão de conteúdos, design e desenvolvimento web, mobile marketing, etc. Sendo que, ao marketing digital, acrescem os formatos de publicidade ditos tradicionais, como campanhas de televisão ou rádio, relações públicas, organização de eventos, marketing direto, merchandising, entre outros. 

No caso das empresas de dimensão mais reduzida, pode tornar-se difícil constituir uma equipa completa de profissionais especializados em todas estas áreas. E é igualmente improvável que uma só pessoa possua todas estas competências. 

É neste contexto que, para algumas empresas – em função dos seus objetivos e do orçamento disponível -, pode fazer sentido contratar uma empresa de consultoria que lhes possa dar o apoio necessário na definição e implementação das estratégias de marketing. Esta contratação pode acontecer apenas a um nível mais estratégico (de suporte às tomadas de decisão) ou a um nível operacional (no qual a agência concretiza as ações definidas), e pode ser por projeto/campanha ou em regime de avença mensal durante um determinado período de tempo. 

Vantagens da contratação de serviços de marketing a empresa externa: 

1 –  Equipa especializada

Este é o benefício mais evidente quando se opta por terceirizar as atividades de marketing. As empresas de consultoria são constituídas por profissionais qualificados, com experiência nas várias áreas do marketing e preparados para apresentar propostas e resultados de forma efetiva. 

Ao contrário do que acontece nas organizações cujo foco não é o marketing – nas quais muitas vezes o tempo acaba por ser dividido com outras tarefas, comprometendo a qualidade do trabalho desenvolvido -, nas agências toda a estrutura é montada em torno das atividades de marketing, o que lhes permite serem eficientes e competitivas. 

A partilha de conhecimentos e o aconselhamento profissional tornam a consultoria de marketing uma boa alternativa para as empresas que não possuem os recursos necessários para desenvolver e implementar as suas estratégias internamente.

2 –  Redução de custos

Constituir uma equipa de marketing acarreta inúmeros custos. Em primeiro lugar, os custos relacionados com os recursos humanos, como salários e todos os encargos sociais associados (impostos, subsídios, seguros, etc). Além destes, existem os gastos inerentes ao espaço físico do escritório (computadores e outros equipamentos) e a todas as ferramentas necessárias ao trabalho dos colaboradores, como softwares de e-mail marketing, licenças de programas de edição de imagem e vídeo, entre outras. 

No caso de algumas empresas, estes gastos podem ser pouco viáveis e optar por uma avença com uma agência de marketing pode representar uma redução significativa de custos.

3 –  Mais tempo para gerir o seu negócio

Esta é também umas das razões pelas quais os proprietários das empresas recorrem aos serviços de agências externas: porque têm profissionais qualificados nos quais confiam a desenvolver todos os aspetos adjacentes à estratégia de marketing definida e, como resultado, têm mais tempo para se dedicarem à gestão do seu negócio. 

Claro que, mesmo a empresa de consultoria, necessita de acompanhamento por parte dos clientes, sendo necessário marcar reuniões para definir objetivos, fornecer informações e indicações acerca da cultura organizacional, de forma a que o trabalho da agência vá ao encontro dos valores da empresa e dos objetivos dos seus gestores. Mas, ainda assim, estes têm mais disponibilidade para se ocuparem de outros aspetos relacionados com o negócio do que se tiverem de gerir uma equipa de marketing interna.

4 –  Maior garantia de resultados

O facto de uma agência de marketing já trabalhar com outras empresas e já possuir resultados demonstrados e casos de sucesso reduz o risco de decisão de quem pondera recorrer aos seus serviços. 

A experiência e a especialização dos profissionais envolvidos, focados em apresentar soluções e concretizá-las de forma efetiva, proporciona às empresas uma maior garantia de resultados do que desenvolvendo as ações de marketing internamente.

Em suma, a contratação de serviços de marketing a empresas externas apresenta diversas vantagens. No entanto, tudo depende dos objetivos de cada empresa, da sua estrutura e dos recursos disponíveis.

Para algumas empresas pode fazer sentido desenvolver estas competências internamente. Mas, para aquelas que não dispõem de conhecimentos nem de tempo para implementarem os seus esforços de marketing, vale a pena pensar no outsourcing como uma escolha estratégica. 

%d bloggers like this: