O Marketing de Influência: Conheça esta Realidade Emergente

Não se pode dizer que o marketing de influência seja uma realidade nova mas está a ser, inegavelmente, um fenómeno emergente. Muitos profissionais de marketing estão a perceber o seu poder, sobretudo em alternativa à publicidade tradicional, muitas vezes mais cara, mal direcionada e ineficiente.

O que é?

O marketing de influência baseia-se na força das redes sociais – e na notoriedade que algumas pessoas adquiriram nesses canais – para promover as marcas e os negócios das empresas. Essas pessoas são os chamados “influencers”, ou influenciadores, que integram as estratégias das marcas e comunicam-nas aos seus seguidores.

Certamente já viu, no Instagram, alguém que segue fazer uma publicação na qual diz que utilizou um determinado produto para fazer as panquecas que comeu ao pequeno-almoço. Ou alguém a mostrar como foi rápida e confortável a sua viagem num determinado serviço de transportes. E, por vezes, ainda partilham códigos promocionais para se registar ou ter descontos adicionais em produtos e/ou serviços. Pois bem, isso é o marketing de influência!

Os influenciadores

Os influencers não são necessariamente famosos com milhares de seguidores nas redes sociais. Ao invés, são cada vez mais pessoas comuns, que podem ter menos seguidores mas cujo nível de envolvimento e de influência junto da sua audiência é elevado.

É este aspeto que confere ao marketing de influência o poder que ele tem nos dias de hoje: a autenticidade e a credibilidade. São pessoas “normais” que estão a partilhar connosco que utilizaram um determinado produto, que gostaram e que recomendam.

Com o marketing de influência deixamos de ver as marcas a falar delas próprias e vemos pessoas, aparentemente semelhantes a nós, a falar das marcas. Ora, uma vez que compramos muito por identificação com o outro e por recomendação, estas mensagens tendem a ser altamente eficientes.

A estratégia

Não deve, no entanto, ignorar o facto de que uma boa estratégia de marketing de influência deverá ter sempre em conta a afinidade entre o produto e o influenciador que está a promovê-lo. Se essa afinidade não existir, as pessoas vão perceber que a mensagem não é autêntica e esta não terá os efeitos esperados.

Não hesite em contactar-nos se desejar saber mais sobre o marketing de influência e sobre como esta ferramenta de marketing pode ser útil para o seu negócio.

%d bloggers like this: