O Marketing nas Redes Sociais para Negócios Locais

Para os proprietários de empresas locais – que estão geralmente sobrecarregados com todas as tarefas inerentes ao seu negócio – usar as redes sociais pode parecer trabalhoso, complicado e dispendioso.

Mas a verdade é que estas constituem uma das melhores formas que as marcas têm ao seu dispor para alcançar, interagir e fidelizar os clientes. As redes sociais são um elemento-chave para os negócios locais construirem uma relação com os seus clientes e, em última instância, aumentarem as suas receitas.

Conheça alguns dos motivos pelos quais a sua empresa deve estar presente nas redes sociais

  • Divulgação de produtos/serviços: as redes sociais são um meio simples e relevante onde é possível promover, de diversas formas, os seus produtos e/ou serviços. Além disso, também permitem comunicar outro tipo de mensagens e informações sobre a empresa que os seus clientes poderão ter interesse em saber.
  • Reviews e reputação: as pessoas vão falar da sua empresa, quer tenha uma presença ativas nas redes sociais ou não. Muitas redes sociais permitem que os utilizadores deixem reviews sobre os negócios, pelo que é melhor estar informado sobre o feedback que estes têm sobre o seu. No caso de ser negativo, estar presente e ter a possibilidade de responder pode ser uma maneira importante de gerir a sua reputação. 
  • Pesquisa e publicidade local: é cada vez mais comum as pessoas pesquisarem a morada, o número de telefone ou outras informações das empresas nas redes sociais. Se não tiver um perfil completo com estas informações, é mais difícil que as pessoas cheguem até si. Além disso, várias redes sociais têm a opção de criar anúncios com base na localização geográfica da audiência, permitindo alcançar potenciais clientes que estão perto do seu estabelecimento. 
  • Construção de uma comunidade: o marketing nas redes sociais favorece a criação de comunidades em torno das marcas. Essas comunidades são constituídas por pessoas que têm interesse em interagir com a sua marca e que, idealmente, criam com ela uma relação de longa duração e a divulgam a outras pessoas. O word of mouth (boca a boca) pode ser o melhor marketing, sobretudo no que às empresas locais diz respeito.  
  • Monitorização da concorrência: ao acompanhar a atividade dos seus concorrentes nas redes sociais pode obter ideias úteis que podem ter impacto nas suas decisões de marketing, de produto, etc. 

Como podemos perceber, a importância de estar presente nas redes sociais é indiscutível. Damos-lhe, por isso, algumas dicas de como fazê-lo: 

  1. Defina os seus objetivos: podem variar em função da área de negócio, mas os mais comuns são aumentar a notoriedade, aumentar o engagement com o público-alvo e aumentar o número de cliques para o site. 
  2. Escolha os canais certos: o importante não é estar em todas as redes sociais, mas sim naquelas que são mais relevantes em função do seu produto/serviço. 
  3. Identifique a sua audiência: este é um passo essencial para ter uma presença relevante e proveitosa nas redes sociais. O seu público-alvo são todas as pessoas que estão perto do seu negócio? São só homens ou só mulheres? São proprietários de outras empresas?
  4. Crie um calendário de publicações: planeie o que vai publicar em cada semana ou em cada mês. A interação com a audiência é mais relevante se os conteúdos tiverem qualidade e isso implica planeamento.
  5. Partilhe conteúdos atrativos: dê primazia às imagens e aos vídeos nas suas publicações. Bons conteúdos visuais são mais apelativos do que apenas texto. Isso não significa, porém, que descure da qualidade daquilo que escreve: os textos devem ser criativos e bem escritos.  
  6. Monitorize os resultados: várias redes sociais disponibilizam ferramentas de análise que permitem ir comparando, ao longo do tempo, métricas como o número de seguidores, o número de visitas à página, o alcance das publicações, entre outras. 

Usar as redes sociais não tem de ser uma dor de cabeça para os negócios locais. Caso pretenda desenvolver uma estratégia mais sólida para as redes sociais da sua empresa não hesite em contactar-nos!

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