O que é o Marketing de Conteúdo e quais as suas Vantagens

O marketing nunca existiu sem conteúdo. Independentemente das estratégias e ações desenvolvidas pelos profissionais de marketing, sempre foi esperado que estas assentassem em conteúdos de qualidade. No entanto, com o advento da Internet e com a proliferação das plataformas digitais e das redes sociais, a criação de conteúdos tornou-se num dos aspetos mais centrais do marketing. 

É neste contexto que surge o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, que consiste na criação e divulgação de conteúdos relevantes, consistentes e com valor para um determinado público-alvo com o objetivo de atrair a sua atenção e, por fim, conduzi-lo a uma determinada ação. O elemento-chave do marketing de conteúdo está na parte do “com valor”, que é o que o distingue de outras formas de publicidade e marketing. 

O marketing de conteúdo baseia-se no pressuposto de que não basta comunicar os benefícios dos nossos produtos ou serviços: é necessário envolver os nossos potenciais clientes numa história, acrescentar-lhes valor e dar-lhes uma razão para acreditarem que esses produtos/serviços podem ser uma parte importante nas suas vidas.

Por essa razão, o marketing de conteúdo é considerado uma ferramenta poderosa quando o objetivo é promover a marca, aumentar a notoriedade junto do seu target e incrementar as vendas. 

Ferramentas de marketing de conteúdo

Existem diversos meios através dos quais pode ser desenvolvida uma estratégia de marketing de conteúdo, entre os quais: 

  • Artigos de blog: devem conter informação relevante, precisa e bem escrita, de forma a que sejam úteis para quem os lê. Por exemplo, se tem uma loja online de sapatos, poderá ser pertinente partilhar artigos sobre as tendências do calçado de cada estação, dicas de conjugação dos sapatos com determinadas peças de roupa, etc. 
  • Podcasts: são arquivos digitais de áudio difundidos na internet e que podem ser ouvidos no computador, tablet ou no telemóvel. Os podcasts podem ser sobre temas como alimentação, lifestyle ou humor e constituem uma excelente forma de criar conteúdos interessantes que criem impacto junto dos seus potenciais clientes. 
  • Vídeos: são uma ferramenta que deve estar cada vez mais presente em qualquer estratégia de marketing e uma das grandes tendências do marketing digital, tal como já referimos aqui. Especialmente se falarmos de vídeos cujo foco é o conteúdo útil para as pessoas, ao invés da simples promoção dos produtos/serviços de uma empresa. Por exemplo, é frequente vermos marcas de maquilhagem partilharem vídeos com dicas de utilização dos produtos e tutoriais de maquilhagem, pois é uma forma relevante de estas gerarem valor junto do seu público. 

O importante é que cada empresa desenvolva os seus conteúdos nos canais certos, ou seja, naqueles que fazem mais sentido em função dos seus recursos e da sua área de negócio e naqueles que irão chegar de forma mais efetiva ao seu público-alvo.

Vantagens do marketing do conteúdo

  • Melhora a visibilidade online: ao criar conteúdos relevantes que sejam consultados e partilhados por muitas pessoas, está a conferir relevância e autoridade à sua empresa, o que contribui para melhorar a posição do seu site nos motores de busca, por exemplo. Além disso, a existência desses conteúdos permite desenvolver uma estratégia mais sólida nas redes sociais, uma vez que pode partilhá-los lá. 
  • Ajuda a captar novos clientes e a fidelizá-los: é provável que muitas pessoas conheçam a sua marca devido aos conteúdos que partilhou. E se esses conteúdos forem realmente relevantes e valiosos para elas, o relacionamento com a sua marca poderá tornar-se mais próximo e duradouro.
  • Contribui para um aumento das vendas: pessoas que estão interessadas nos conteúdos que a sua marca partilha e que começaram espontaneamente a interagir com a sua empresa estão mais propensas a chegar ao final do funil de vendas, ou seja, a comprar o produto e/ou serviço que tem para lhes oferecer.
  • Permite reduzir custos: os custos podem variar dependendo da ferramenta de marketing de conteúdo utilizada, mas são tendencialmente mais reduzidos do que noutras formas de publicidade mais tradicionais.

Acha que implementar uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser importante para a sua empresa? Não hesite em contactar-nos e dar-lhe-emos todo o apoio necessário. 

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