Pinterest: O que é e como funciona esta rede social

Inspirar a vida das pessoas. É este o objetivo do Pinterest. Com mais de 250 milhões de utilizadores todos os meses, o Pinterest pode não ser um motor de busca mas é, definitivamente, uma plataforma na qual as pessoas procuram ideias, inspirações e soluções para algo na sua vida. 

O que é, exatamente, o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que permite aos seus utilizadores descobrirem, partilharem e salvarem ideias sobre as mais variadas áreas como moda, beleza, decoração, receitas, do it yourself, entre muitas outras. Esta rede social tem um caráter altamente visual, uma vez que os conteúdos publicados são maioritariamente imagens, vídeos e infografias.

Em alguns casos os utilizadores do Pinterest podem estar à procura de produtos e/ou serviços que são exatamente aqueles que a sua empresa disponibiliza. Daí que, em determinadas áreas de negócio, seja importante ter uma estratégia nesta rede social. 

Como funciona o Pinterest?

Pins: No Pinterest, as publicações chamam-se pins. Os pins são as ideias que os utilizadores desta rede social publicam e/ou guardam de outras páginas/utilizadores. Ao clicarmos num pin, somos direcionados para o site ou blog que publicou esse conteúdo, o que torna o Pinterest um meio relevante para gerar mais visitas no seu website.

Boards: À medida que os utilizadores vão guardando vários pins, estes podem ser organizados em álbuns. Imaginando que estamos no Pinterest à procura de ideias de decoração para a nossa sala, podemos criar um board no nosso perfil chamado “Decoração” onde incluímos todas as ideias que queremos guardar desse tema.

Feed: O feed do Pinterest é muito semelhante ao do Facebook ou do Instagram. É uma página inicial na qual vão aparecendo os pins publicados por páginas/pessoas/categorias que seguimos e onde podemos pesquisar ideias concretas na barra de pesquisa (por exemplo, “decoração sala de estar”). 

Porquê estar presente no Pinterest?

  • Visibilidade: especialmente para empresas que tenham uma loja online, o Pinterest pode ser uma ferramenta determinante para dar visibilidade a esses produtos e para aumentar as visitas ao site (de pessoas que estão, efetivamente, à procura daquilo que a sua empresa oferece).
  • SEO: o Pinterest é considerado uma das melhores redes sociais no que diz respeito a melhorar o posicionamento dos sites nos motores de busca. Caso os conteúdos publicados estejam bem otimizados (com bons títulos, descrições, etc), a presença nesta rede social pode aumentar consideravelmente o seu tráfego orgânico. 
  • Segmentação de mercado: estar presente no Pinterest irá ajudá-lo a perceber os gostos e as preferências dos consumidores, o que poderá dar indicadores importantes para o desenvolvimento da sua estratégia comercial. 

Talvez o Pinterest seja uma rede social ligeiramente desconhecida para si, mas pode dar um contributo importante para a visibilidade do seu negócio. Sobretudo se este depender de vendas online. 

Caso tenha interesse em criar uma estratégia no Pinterest para a sua empresa não hesite em contactar-nos. 

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