SEO: Saiba como melhorar a visibilidade da sua empresa nos motores de busca

Sabia que cerca 35% das pessoas que fazem pesquisas no Google clica logo no primeiro resultado orgânico da página? E que cerca de 75% das pessoas nunca passa para a segunda página de resultados?

Estes dados revelam a importância que tem estar bem posicionado nos resultados do Google. Imagine que tem uma empresa de malas feitas em cortiça: se o site da sua empresa aparecer nos primeiros resultados do Google quando as pessoas pesquisam “malas de cortiça”, a probabilidade de estas ficarem a conhecer o seu negócio e de comprarem os seus produtos é muito mais elevada do que se não encontrarem o seu site.

É neste contexto que surge o SEO, que significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para os Motores de Busca. O SEO consiste num conjunto de técnicas e estratégias de melhoria aplicadas num determinado website para que este fique melhor posicionado nos motores de busca, como o Google. Em última instância, o objetivo do SEO é colocar o seu website no primeiro lugar dos resultados do Google para as palavras-chave relacionadas com o seu negócio.

 

 

Estratégia de SEO

Qualquer estratégia de SEO, ou seja, de otimização de um site para os motores de busca, pode ser dividida em duas vertentes: o on-page SEO e o off-page SEO.

1. On-page SEO (dentro do site):

Consiste no conjunto de estratégias que são desenvolvidas diretamente nas páginas do seu website. Estas estratégias estão relacionadas com a precisão dos títulos e das descrições das páginas, com a estrutura do URL de cada página, com a clareza e a relevância do conteúdo de cada página, com a velocidade com que as páginas carregam, com o facto de o site estar otimizado para dispositivos móveis, com a existência de links internos que facilitem a navegação dos utilizadores dentro do site, entre outros.

Uma definição correta de todos estes aspetos permite que o Google identifique o seu site como relevante para os utilizadores e decida que deve mostrá-lo na página de resultados quando alguém pesquisa pela palavra-chave relacionada com o seu negócio.

Pelo contrário, se estes aspetos não estiverem bem definidos, se não for claro nas páginas do seu site qual é o seu produto, se os conteúdos das diferentes páginas não forem relevantes ou estiverem confusos, se as imagens forem demasiado pesadas e tornarem o site lento, se o site não se ajustar ao tamanho dos ecrãs dos telemóveis ou tablets, etc, o Google vai considerar que este não é suficientemente relevante para mostrá-lo nos primeiros resultados de pesquisa.

2. Off-page SEO (fora do site):

As estratégias de SEO que não estão diretamente relacionadas com a qualidade das páginas do seu site dizem respeito à obtenção de links de outros websites que direcionem para o seu.

Voltando ao exemplo da empresa de malas de cortiça: imagine que o site da Vogue menciona a sua empresa num dos seus artigos de moda e coloca um link para o seu site ou para a página de um produto. Para o Google, o seu site passa a ter uma relevância maior – por ter sido mencionado por outro que é considerado uma autoridade no setor em questão – e é provável que fique melhor posicionado nas páginas de resultados.

Assim, deve criar conteúdos exclusivos e relevantes no seu site, ou num blog, por exemplo, que sejam susceptíveis de serem partilhados por outros sites, preferencialmente sites de empresas da sua área de negócio. Pode, ao mesmo tempo, estabelecer parcerias com influenciadores que divulguem a sua marca e partilhem links para o seu site (pode ver aqui o nosso artigo sobre marketing de influência).

Quanto mais o conteúdo do seu site for partilhado noutros canais, mais provável é que o Google comece a considerá-lo como um site relevante que deve ser mostrado nos primeiros resultados quando alguém pesquisa palavras-chave relacionadas com a sua marca.

Benefícios do SEO

A maior vantagem do SEO é o alcance do qual a sua empresa pode beneficiar. Ao aparecer nas pesquisas dos seus potenciais clientes, o seu website obtém mais visitas de pessoas que estão proativamente à procura daquilo que tem para oferecer. E a existência de um maior número de visitantes é uma oportunidade para convertê-los em clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Na PIS Marketing podemos ajudá-lo a otimizar o seu site para ficar melhor posicionado nos motores de busca. Caso tenha interesse em fazê-lo não hesite em contactar-nos!

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