SMS Marketing: Tire Partido das Mensagens de Texto para Aumentar as Vendas

O SMS Marketing é uma estratégia de marketing que consiste em enviar mensagens de texto através do telemóvel e que as empresas utilizam com o objetivo de promoverem o seu negócio, aumentarem as vendas e manterem contacto com os seus clientes. 

É uma estratégia que permite divulgar novos produtos e/ou serviços, criar comunicações segmentadas, aproximar-se dos clientes e reverter momentos de menor volume de vendas. O SMS Marketing pode potenciar as suas vendas através da oferta de cupões de desconto, da divulgação de promoções relâmpago e ofertas exclusivas, do envio de mensagens personalizadas de aniversário, do convite para eventos, etc.

Porquê adotar uma estratégia de SMS Marketing?

1 – Alcance: uma vez que, hoje em dia, quase toda a gente tem telemóvel, esta estratégia permite-nos alcançar o nosso público-alvo sem grandes restrições. Além disso, o envio de mensagens de texto não exige uma conexão à Internet, pelo que qualquer telemóvel pode recebê-las. 

2 – Baixo investimento: o custo de implementação de uma estratégia de SMS Marketing é relativamente baixo. Existem inúmeras soluções de softwares no mercado que permitem enviar mensagens de forma rápida e simples a um elevado número de destinatários, sendo apenas necessário escolher a mais vantajosa. 

3 – Caráter imediato: nenhuma outra estratégia se compara ao SMS Marketing em termos de rapidez. Assim que a mensagem é enviada chega instantaneamente ao seu target.

4 – Elevadas taxas de abertura: além de serem imediatos, os SMS tem excelentes taxas de abertura, que rondam praticamente os 100%. Isto significa que a probabilidade de os seus clientes verem a informação que lhes pretende transmitir é quase total (por oposição aos e-mails, por exemplo, que contam com taxas de abertura bastante mais reduzidas). 

Como iniciar uma estratégia de SMS Marketing?

1 – Defina os seus objetivos: como em qualquer outra ação de marketing, o primeiro passo deve ser clarificar os seus objetivos. Quer aumentar as vendas no geral? Quer promover um produto específico? Quer retomar o contacto com clientes que não realizam uma compra há algum tempo? É importante que os objetivos estejam claros para depois ser possível aferir a eficácia da campanha. 

2 – Construa a base de dados: tenha em consideração o Regulamento Geral da Proteção de Dados e comunique apenas com clientes que tenham autorizado expressamente ações de marketing da sua empresa. Além disso, não caia na tentação de enviar todas as mensagens a todos os seus contactos: segmente as suas comunicações em função dos interesses de cada pessoa.

3 – Escolha um software de envio: existem diversos softwares que permitem, não só, enviar as mensagens como também personalizar os remetentes, receber relatórios de entrega, etc. Opte por aquele que cumpre melhor as suas necessidades.

4 – Elabore o conteúdo da mensagem: conhecendo o seu público-alvo, deverá conseguir criar conteúdos relevantes e impactantes. As mensagens deverão estar bem escritas e apelativas, de modo a que as pessoas tenham interesse em lê-las até ao fim. Adicionalmente, deverão incluir um “call to action” (ou seja, um apelo à ação), levando os clientes a tomar a ação desejada, como visitar o seu website ou deslocar-se à sua loja física para usufruir de um desconto, por exemplo. Por último, deverão incluir a opção de opt-out, caso as pessoas queriam deixar de receber as comunicações da sua empresa.

5 – Decida os dias/horas de envio: crie um calendário de envios de acordo com os seus objetivos, tendo sempre em mente que não deverá enviar mensagens com demasiada frequência. Relativamente ao horário de envio, este deve ser apropriado e não deve ser considerado invasivo por quem recebe a mensagem (idealmente entre as 8h e as 20h).

5 – Avalie os resultados: analise os resultados da sua campanha, usando métricas como a taxa de cliques ou a taxa de conversão. Assim poderá identificar o que correu bem e mal e ajustar possíveis melhorias na sua estratégia.

Como podemos perceber, o SMS Marketing exige um baixo investimento e obtém uma receptividade elevada, pelo que poderá ser uma estratégia a considerar no plano de ações da sua empresa. Caso pretenda apoio para iniciar uma estratégia de SMS Marketing não hesite em contactar-nos.

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