Tem um Negócio com Espaço Físico? Saiba o que é o Google My Business.

Um dos aspetos mais importantes de qualquer negócio local é ser facilmente encontrado por novos clientes. E, atualmente, ser encontrado não se traduz apenas em termos físicos, mas também na Internet, quando esses potenciais clientes realizam uma pesquisa. 

Por essa razão, é decisivo que, quando alguém procura pelo seu negócio no Google, este apareça com a informação o mais completa, precisa e otimizada possível. É necessário garantir que as informações da sua empresa estejam disponíveis e visíveis para os consumidores antes mesmo de eles chegarem ao seu website ou às suas redes sociais. Nesse sentido, ter um perfil no Google My Business deve ser um dos primeiros passos que os proprietários de negócios locais devem dar para consolidarem a sua presença online. 

O que é o Google My Business?

O Google My Business é a ferramenta gratuita da Google que ajuda os negócios a aumentarem a sua visibilidade online, garantindo a sua listagem no motor de busca mais popular no mundo – o Google -, tanto nos resultados como no Google Maps. 

O seu perfil no Google My Business irá permitir que potenciais clientes vejam rapidamente o nome da sua empresa, uma pequena descrição daquilo que faz, a morada, o horário de funcionamento e fotos do espaço. Adicionalmente, estes podem deixar comentários ou até fazer uma reserva online, quando aplicável. 

Passos para ter um perfil no Google My Business:

1 – Criar uma conta ou assumir o seu negócio

A primeira etapa para ter um perfil no Google My Business é criando conta ou assumindo a posse de uma conta, caso ela já exista. A melhor maneira de saber já tem um perfil criado é pesquisando pelo nome da sua empresa no Google. Se o perfil do seu negócio aparecer nos resultados, o que deve fazer é reclamar o negócio como sendo seu e, depois, verificar se todos os dados estão corretos e atualizados. 

Caso o Google não devolva nenhuma informação sobre o seu negócio, então é porque ainda não existe nenhuma conta da sua empresa e deverá criá-la em https://www.google.com/business/

2 – Verificar o seu negócio

Depois de criar o seu perfil, ou de assumir a posse de um perfil já existente, o Google exige uma verificação do mesmo. Geralmente essa verificação é feita por correio, sendo uma forma de o Google garantir que a morada do negócio existe mesmo e está correta. É enviada uma carta com um código que deve ser colocado no seu perfil e que lhe permite ter, a partir daí, todo o controlo sobre a gestão da sua conta Google My Business. 

3 – Otimizar a informação

Uma vez verificada a conta, pode começar a geri-la e otimizá-la. Insira o máximo de informação possível: a categoria do seu negócio, fotos do seu estabelecimento, o horário de funcionamento, atributos (como wi-fi grátis, por exemplo), o ano de início de atividade, o URL do seu website, entre outras informações. Depois disso, pode editar esses dados a qualquer momento. 

Vantagens do Google My Business:

  • Melhora o SEO: Como já mencionámos neste artigo sobre SEO, aparecer nos primeiros resultados do Google é determinante para qualquer empresa e ter um perfil no Google My Business irá permitir-lhe aparecer mais facilmente nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ao mesmo tempo que também aparece no Google Maps. 
  • Acrescenta valor ao cliente: O Google My Business é uma forma rápida de potenciais clientes acederem a informações úteis do seu estabelecimento, como o número de telefone ou a morada. Caso estejam a pesquisar no telemóvel, podem até ligar diretamente ou obter direções a partir do Google.
  • Permite aumentar a reputação: Uma vez que é possível deixar comentários à sua empresa, isso permite-lhe ter uma reputação positiva junto de potenciais clientes que pesquisem pelo seu negócio e vejam as opiniões de outras pessoas no seu perfil no Google. 

Quando usado corretamente, o Google My Business torna-se um meio poderoso de otimizar a presença online e alcançar novos clientes. Caso queira saber mais sobre esta ferramenta não hesite em contactar-nos! 

%d bloggers like this: