Youtube: Porque é que as Empresas devem usá-lo como Ferramenta de Marketing?

Quando identificámos aqui algumas das tendências do marketing digital para 2019 verificámos que os vídeos estão a assumir uma preponderância cada vez maior. Mais do que nunca, os consumidores querem interagir com as marcas através de vídeos e as empresas têm de ir ao encontro dessa oportunidade. 

Porquê o YouTube?

A parte mais fácil de desenvolver uma estratégia de vídeo é, muito provavelmente, escolher a plataforma onde publicá-los: o YouTube é a ferramenta de publicação de vídeos mais popular e torna-se uma escolha óbvia se pensarmos que: 

  • Tem mais de um bilião de utilizadores; 
  • Mais de 300 horas de vídeo são adicionadas por minuto;
  • São visualizados mais de 6 mil milhões de horas de vídeo por mês;
  • Mais de 50 milhões de criadores de conteúdos publicam conteúdos regularmente; 
  • É o segundo maior motor de busca, logo a seguir ao Google.

Com uma audiência tão grande, o mais natural é que o seu público-alvo faça parte dela, o que demonstra a importância que o YouTube tem para interagir com os consumidores,  ganhar notoriedade e, em última instância, aumentar as vendas.

Tal como noutras decisões de marketing, o importante é perceber onde está a sua audiência. Coloque a questão “será que o meu público-alvo está a ver vídeos relacionados com os meus produtos/serviços?” e, se a resposta for sim, então a sua estratégia deverá passar pelo YouTube. Por exemplo, imagine que tem uma loja de produtos alimentares saudáveis: é muito provável que o seu target esteja a ver vídeos de receitas saudáveis no Youtube.

Além disso, ter um canal no YouTube é gratuito, bem como carregar os vídeos, o que pode tornar-se uma opção barata em relação a outras ferramentas de marketing. 

Nesse sentido, apresentamos de seguida os principais passos para desenvolver uma estratégia de vídeo no YouTube.

Etapas para uma estratégia no YouTube

  1. Crie um canal da sua empresa: crie uma conta de empresa no YouTube para todos os vídeos que publica ficarem associados à sua marca e poder ir ganhando subscritores.
  2. Monitorize os seus concorrentes: procure os canais de YouTube dos seus concorrentes e veja que tipo de conteúdos estão a produzir. Perceber que vídeos têm ou não sucesso vai ajudá-lo a desenvolver a sua própria estratégia. 
  3. Crie conteúdos úteis e criativos: as pessoas interagem mais com vídeos do que com outros formatos (como blogs, por exemplo) porque estes tendem a ser mais apelativos e interativos. Por isso, crie conteúdos úteis que as pessoas sintam que vale a pena ver.
  4. Faça parcerias: procure YouTubers ou influenciadores que façam vídeos sobre o seu negócio. Esta é uma forma efetiva de alcançar uma audiência mais alargada e de aumentar a notoriedade da sua marca.
  5. Seja consistente: não apenas na regularidade com que publica vídeos, mas também na qualidade dos conteúdos que partilha. Garanta que os vídeos que vai produzindo ao longo do tempo são coerentes, em termos visuais e de conteúdo.  

É importante lembrar que a sua estratégia de vídeo deve estar integrada na sua estratégia de marketing mais global, pelo que deve existir uma sinergia entre os diferentes canais de comunicação da sua empresa: utilize blogs, as suas redes sociais ou o e-mail marketing para promover os vídeos que partilha no YouTube. 

Gostaria de criar conteúdos de vídeo para a sua empresa? Poderemos ajudá-lo a formular uma estratégia. Não hesite em contactar-nos!

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